• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
FRANCISCO-MARANDA-BRANCO-EMBAIXADOR-TIMOR-LESTE-2-1

Moçambique/Nyusi renova pedido de apoio à membro não permanente da ONU

Maputo, 20 Jan (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, reitera o pedido de apoio à candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujas eleições estão previstas para Junho do presente ano.

O pedido foi renovado esta quinta-feira (20), em Maputo, durante a recepção de cartas credenciais de seis embaixadores e uma Alta Comissária designados para Moçambique. Trata-se de Francisco Branco, embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Democrática de Timor Leste; Constant-Serge Bouda, do Congo; Fahd Aleisa, do Reino da Arábia Saudita; Pham Hoang Kim, do Vietname; Choi Won Sok, da Coreia; Walid Elmeligy do Egipto; e Wezi Moyo, Alta Comissária do Malawi.

A informação foi transmitida pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, momentos após o término da cerimónia de recepção das cartas credenciais pelo Presidente da República.

″Ao conversar com os novos chefes de missões diplomáticas no decurso da cerimónia de apresentação das cartas credenciais, o Presidente da República, filipe Nyusi, reiterou o pedido e agradeceu o apoio manifestado por aqueles países a candidatura de Moçambique ao assento de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja eleição acontecerá em Junho próximo″, anotou Macamo.

A chefe da diplomacia moçambicana deu também a conhecer que Filipe Nyusi manifestou vontade do executivo em desenvolver e fortalecer os laços existentes entre Moçambique e aqueles países.

″Ao receber as cartas credenciais como representantes diplomáticos dos seus países na República de Moçambique, o Presidente da República, Filipe Nyusi, expressou a vontade do Governo de Moçambique em desenvolver e fortalecer os laços de irmandade, amizade, e cooperação existentes entre Moçambique e aqueles países″, explicou.

A ministra referiu igualmente que Filipe Nyusi manifestou ao embaixador da República de Timor Leste a necessidade de implementação proactiva dos instrumentos de cooperação assinados entre os dois países.

Ao novo embaixador do Congo, o Chefe do Estado moçambicano exprimiu vontade de promoção e conjugação de sinergias e parcerias no âmbito diplomático, económico e social que envolva o empresariado de Moçambique e daquele país.

Realçou a importância da acreditação do embaixador da Arábia Saudita pois vai aprofundar a cooperação bilateral entre os dois países.

Encorajou ao embaixador do Vietname para que durante a sua missão no país encete esforços para consolidar a cooperação bilateral tripartida nas áreas de assistência técnica, formação, capacitação, bem como na transferência de tecnologias.

Dirigindo-se ao embaixador da República da Coreia, Filipe Nyusi fez menção da visita de trabalho que efectuou aquela potência asiática, frisando que a chegada da plataforma flutuante para a produção do gás natural liquefeito configura um grande marco nas relações entre os dois países.

Ao embaixador do Egipto Nyusi recordou as conversações profícuas que manteve na cidade de Cairo com o seu homólogo daquele pais, acto que lançou as relações de amizade e cooperação.

À nova Alta Comissária da República do Malawi, o Presidente da República destacou a importância das relações de amizade de solidariedade, bem como de cooperação entre os dois países e povos nos âmbitos bilateral e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Share on:
Anterior

“Moçambique tem mensagem a dar ao mundo” – afirma Dom Dinis Sengulane

Próxima
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Internacional

Declaração de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique