• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
FB_IMG_1603740010120

Daniel Chapo acredita que experiência do país na pacificação pode valer entrada no Conselho de Segurança da ONU

O governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, acredita que Moçambique tem experiência desde a independência nacional que justifica que seja votado para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão ao qual se candidata a membro não permanente para o biénio 2023-2024.

Este dirigente faz referência a “um trabalho extremamente importante” de Moçambique para a independência do Zimbabwe, a liberdade do povo sul-africano do “apartheid”, contributo na pacificação do Burundi e não só.

“Poderia dar outros vários exemplos, mas o Zimbabwe, a África do Sul e o Burundi são os países que acho importante fazer referência para cimentar a necessidade de, realmente, Moçambique fazer parte do Conselho de Segurança como membro não permanente”.

Para Chapo, Moçambique também se destaca na busca de paz e segurança no país e além-fronteiras.

“Achamos que, por essas duas razões, Moçambique tem motivos mais do que suficientes para a sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas sair vitoriosa”, sublinha.

 Chapo aponta como exemplos do que Moçambique pode partilhar em prol da paz e segurança no mundo, enquanto membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o facto de o Presidente da República ter-se deslocado às matas da Gorongosa ao encontro do então líder da Renamo, Afonso Dhlakama, em busca de paz.

Além disso, está, também, a questão do terrorismo, um fenómeno global, mas novo em Moçambique, que o país está a saber gerir, segundo a avaliação do governador de Inhambane. E, nisso, Chapo destaca a diplomacia do Presidente da República, Filipe Nyusi, que está a permitir diversos apoios (da região, do continente e do mundo) no combate ao fenómeno.

Share on:
Anterior
JOSÉ MANTEIGAS
Nacional

“País no CS-ONU poderá defender recurso a vias pacíficas para a paz no mundo” – afirma José Manteigas

Próxima
PHOTO-2022-04-05-13-49-05
Nacional

Zimbabwe apoia candidatura de Moçambique ao Conselho de Segurança da ONU

Leave a Reply

Your email address will not be published.