• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
ENCARREGADO DE NEGÓCIOS NA MISSÃO DOS EUA NA OU E A MINISTRA MACAMO

Moçambique será uma voz importante para África no CS-ONU

Consideram os EUA

O encarregado de Negócios da Missão dos EUA na ONU, Richard Mills, que manteve um encontro ontem com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse que Moçambique vai assim ajudar a resolver vários assuntos que o Conselho de Segurança está a tratar.

“Consideramos Moçambique um parceiro fundamental para todos os assuntos com que o Conselho de Segurança está a lidar, desde mudanças climáticas, direitos humanos até segurança alimentar, que é um assunto muito importante. Também vai ajudar o órgão a lidar com conflitos que está a resolver, desde Etiópia até Iémen e, com certeza, Ucrânia”, explicou.

Os Estados Unidos foram o último membro permanente do Conselho de Segurança da ONU com que a ministra Macamo manteve encontro para pedir apoio e conselhos, e voltar a falar do que o país leva ao órgão caso seja eleito no escrutínio de hoje.

“Saímos do encontro bastante encorajados, com a promessa de continuarmos a trabalhar depois da eleição com os Estados Unidos da América. Portanto, foi uma óptima reunião”, avaliou a chefe da diplomacia moçambicana.

Refira-se que, além de Moçambique, concorrem a membros não permanentes do Conselho de Segurança para o biénio 2023-2024 a Suíça, Malta, Equador e Japão, todos sem concorrentes porque endossados pelas respectivas regiões.

Share on:
Anterior
Nacional

Portugal vai apoiar Moçambique para fazer excelente mandato no CS-ONU

Próxima
Verónica Macamo
Nacional

Conselho de Segurança da ONU:
Verónica Macamo mantém confiante na eleição