• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique

Nyusi lança candidatura de Moçambique ao Conselho de Segurança da ONU

O Presidente moçambicano diz que o país tem apoio unânime da SADC e União Africana à candidatura de membro não-permanente e a simpatia de países da CPLP. Filipe Nyusi sublinha compromisso “total e inabalável” com a paz.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, lançou oficialmente esta quinta-feira (16.09) a candidatura do país a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas no mandato 2023/24, com a paz como prioridade.

“O nosso compromisso com a paz é total e inabalável”, referiu numa cerimónia em Maputo perante o corpo diplomático acreditado no país, sociedade civil e outras organizações.

O chefe de Estado assinalou que, “vezes sem conta, o país emprestou as suas valências, seja em representação do Estado, seja individualmente por moçambicanos para mitigar conflitos ou encontrar soluções negociadas” para situações de divergência.

“O nosso compromisso com a agenda de paz no quadro do Conselho de Segurança é tudo quanto nos motiva, porque sabemos quão nefasta é a ausência de paz e quão benéfica é a harmonia”, destacou.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, cinco permanentes e 10 não-permanentes eleitos por mandatos de dois anos e em que cinco são substituídos a cada ano. Na eleição, há um número fixo de assentos para os diferentes grupos regionais em que a Assembleia Geral da ONU se divide.

Share on:
Anterior
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Internacional

Declaração de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique

Próxima
Verónica Macamo
Internacional

Mensagem de Sua Excelência Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

Leave a Reply

Your email address will not be published.