• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
Raul-Domingos

 “O país é um candidato válido para o Conselho de Segurança da ONU” – defende Raul Domingos

O político moçambicano e membro do Conselho de Estado Raul Domingos atribui nota positiva ao recente esclarecimento do Presidente da República, Filipe Nyusi, em relação à posição de neutralidade assumida por Moçambique sobre a invasão russa à Ucrânia, num contexto em que o país procura apoios internacionais para a sua candidatura a membro não-permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Filipe Nyusi esclareceu que o posicionamento de Moçambique não foi de admitir que houvesse violência, que houvesse guerra. Foi de dar espaço ao diálogo para que se ponha fim ao conflito. E sublinhou que o país vai continuar firme no seu posicionamento, para não permitir que haja guerra.

“[O discurso do Presidente da República] faz sentido. Pretendendo candidatar-se a uma mediação, é importante não tomar partido, porque uma das principais características da mediação é a imparcialidade”, examina Domingos, admitindo que Moçambique optou pela neutralidade para poder ajuizar, para poder contribuir na mediação do conflito.

“Portanto, a partir do momento em que um mediador se posiciona favorável a um lado perde a qualidade de mediador. Tendo em conta esse aspecto, Moçambique continua a ser um candidato válido para o Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Domingos.

A posição de Moçambique está em consonância com os princípios da política externa do país, nomeadamente primazia da solução negociada e pacífica dos conflitos; não-ingerência nos assuntos internos e reciprocidade de benefícios; prossecução de uma política de paz; respeito pelos direitos humanos e pelo primado da lei; desarmamento geral e universal de todos os Estados e estabelecimento de relações de amizade e cooperação com outros países na base de respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, igualdade.

Share on:
Anterior
LEONARDO SIMAO
Nacional

“Experiência de Moçambique na resolução de conflitos é bastante apreciada” – afirma Leonardo Simão

Próxima
IMG-20220316-WA0009
Nacional

Catarina Dimande considera candidatura de Moçambique uma missão do país para uma causa mundial

Leave a Reply

Your email address will not be published.