• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta

UA renova apoio à candidatura de Moçambique ao Conselho de Segurança da ONU

A União Africana (UA) diz que as prioridades da candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o mandato 2023-2024 vão ao encontro das da organização continental, pelo que esta reitera o apoio ao país.

A garantia foi dada ao Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, na capital etíope, Addis-Abeba, sede da União Africana, onde de 21 a 22 de Abril corrente realizou uma visita para apresentar as prioridades do país quando for eleito nas eleições que terão lugar em Nova Iorque, no dia 9 de Junho do corrente ano, e auscultar ideias e conselhos dos Estados-Membros da UA.

Os representantes permanentes das cinco regiões da UA, nomeadamente a África Austral/SADC, África Oriental, África Central, África Ocidental e África do Norte, do Governo etíope, bem como com a Vice-Presidente da Comissão  da União Africana e o Comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, referiram-se particularmente à promoção do multilateralismo, combate ao terrorismo, mudanças climáticas, questões humanitárias, promoção dos direitos humanos, equidade do género como prioridades que também interessam a África.

Recorde-se que Moçambique já tinha sido endossado como candidato da UA ao único posto vago para o período em referência.

Share on:
Anterior
LUDMILA MAGUNI
Nacional

“O país reforçará a ideia de que o diálogo é um caminho fiável para a paz e segurança no mundo” – perspectiva Ludmila Maguni

Próxima
JOSÉ MANTEIGAS
Nacional

“País no CS-ONU poderá defender recurso a vias pacíficas para a paz no mundo” – afirma José Manteigas

Leave a Reply

Your email address will not be published.