• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique

Candidatura a membro não-permanente do CS da ONU: Moçambique conhece a 9 de Junho próximo o resultado da votação

Moçambique conhece a 9 de Junho próximo, o resultado da votação para a sua admissão como membro não-permanente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O facto foi revelado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, ontem, no encerramento na V sessão Ordinária do Comité Central do Partido FRELIMO, que teve lugar na Matola, província de Maputo.

Filipe Nyusi disse que país tem a garantia dos países da SADC, União Africana e de outras a nações de fora do continente.

No seu discurso, reafirmou a neutralidade de Moçambique no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

 “ A presença de Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas constitui uma oportunidade para elevar a sua estatura como actor relevante e realçar o multilateralismo na defesa dos interesses dos países em desenvolvimento, capitalizando a nossa experiência de resolução de conflitos pela via do diálogo. Moçambique poderá entrar no Conselho de Segurança num contexto global caracterizado por enormes desafios e incertezas de natureza geopolítica. Contudo, a nossa posição será de não alinhamento na guerra entre Rússia e a Ucrânia, encorajando as partes para resolverem este conflito através do diálogo para evitar a perda de mais vidas humanas e outros prejuízos decorrentes da guerra”, disse.

RM

Share on:
Anterior
polit
Nacional

“Moçambique está confiante na eleição ao CS da ONU”- afirma Leonardo Simão

Próxima
PHOTO-2022-05-30-12-28-19
Nacional

Moçambique no Conselho de Segurança da ONU: oportunidade para ajudar a promover a paz no mundo

Leave a Reply

Your email address will not be published.