• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
polit

“Moçambique está confiante na eleição ao CS da ONU”- afirma Leonardo Simão

Leonardo Simão refere em entrevista ao “Jornal Domingo” que Moçambique está confiante na eleição ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, uma vez que conta com o apoio, não só da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), assim como da União Africana (UA), e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo Leonardo Simão, um país não se desenvolve sem o apoio internacional facilmente mobilizável. Quando se tem bom nome e se faz parte da família ou do órgão restrito das Nações Unidas composto por 15 países, designadamente, 5 membros permanentes e 10 não-permanentes, é um bom sinal para o desenvolvimento e eleva o prestígio no concerto das nações.

O enviado especial para promover a candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), viaja à Nova Iorque, sede das Nações Unidas, onde vai acompanhar, a 8 de Junho, as eleições dos novos membros não-permanentes do Conselho de Segurança.

Simão acrescentou que a campanha prossegue, nomeadamente, o contacto com as organizações não-governamentais internacionais, apesar destas não participarem na votação.

Para Leonardo Simão, será bastante dignificante servir ao Conselho de Segurança da ONU, pois para além de ajudar na resolução dos seus problemas, Moçambique dará um passo gigante nos apoios de que precisa, e a interação de Moçambique com países mais influentes vai elevar a sua estatura a nível internacional, o que pode contribuir para solucionar desafios ligados a segurança ao nível nacional, concretamente o terrorismo na Província de Cabo Delgado.

O enviado especial para promover a candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas destaca que se for eleito, Moçambique vai trazer a sua experiência e o que achar que deve ser a melhor conduta do Órgão para os processos de pacificação, promovendo e apelando sempre pelo diálogo.

Share on:
Anterior
PEDRO COMISSA_RIO
Nacional

Avalia Pedro Comissário: candidatura ao Conselho de Segurança da ONU bem encaminhada

Próxima
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Nacional

Candidatura a membro não-permanente do CS da ONU: Moçambique conhece a 9 de Junho próximo o resultado da votação

Leave a Reply

Your email address will not be published.