• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
ASSEMBLEIA GERAL da ONU

Moçambique eleito membro do Conselho de Segurança da ONU

Moçambique foi eleito esta quinta-feira, dia 9 de Junho, membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2023-2024. A escolha, com 192 votos, ou seja, todos os presentes na Assembleia-geral com direito a voto, confirmou o favoritismo que havia desde o lançamento da campanha de candidatura, em Setembro do ano passado.

É uma candidatura que desde logo foi endossada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), União Africana (UA) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Depois que se tornou candidato único do continente africano, os apoios vieram de numerosos países do Médio Oriente, Ásia e Pacífico, Américas e Europa.

Em declarações à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos, após o acto eleitoral, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, visivelmente satisfeita, tal como toda a delegação moçambicana, disse que a escolha demonstra de forma inequívoca o prestígio e a credibilidade do nosso país na comunidade internacional, mas também é resultado da visão e liderança do Presidente da República, Filipe Nyusi, que, como timoneiro da diplomacia moçambicana, orientou a oportuna tomada de decisão sobre a candidatura e todas as acções subsequentes até à votação.

Verónica Macamo disse ainda que Moçambique foi escolhido por causa dos objectivos e prioridades que concebeu como contribuição para o órgão nas Nações Unidas que zela pela paz e segurança internacional.

“O Governo moçambicano definiu como objectivo fundamental da sua filiação ao Conselho de Segurança contribuir no esforço comum e global para a promoção, construção e manutenção da paz e segurança”, lembrou.

Assim, entre outras prioridades, o país vai procurar reforçar o multilateralismo e privilegiar o diálogo permanente e a resolução pacífica de conflitos para o alcance da paz duradoira e sustentável; contribuir no combate às ameaças de segurança, incluindo terrorismo, o extremismo violento, a pirataria marítima, o tráfico de drogas e seres humanos; bem como fortalecer a resposta global aos efeitos das mudanças climáticas.

Macamo agradeceu a todos os países que votaram em Moçambique e prometeu que este vai procurar corresponder as expectativas da comunidade internacional, mesmo reconhecendo que as responsabilidades no concerto entre nações estão acrescidas.

Refira-se que os outros candidatos a membros não permanentes, nomeadamente o Japão, com 184 votos, em representação Grupo da Ásia e Pacífico; Equador (190), pela América Latina e Caribe; Malta (185) e Suíça (187), pelo Grupo da Europa Ocidental, também foram eleitos. Destes, apenas Moçambique e Suíça é que vão entrar no Conselho de Segurança da ONU pela primeira vez, no dia 1 de Janeiro de 2023.

Share on:
Anterior
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Nacional

Mensagem do PR por ocasião da tomada de posse de Moçambique no CSONU

Próxima
Nacional

Portugal vai apoiar Moçambique para fazer excelente mandato no CS-ONU

Leave a Reply

Your email address will not be published.