• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique

Mensagem do PR por ocasião da tomada de posse de Moçambique no CSONU

Moçambicanas e Moçambicanos

Caros compatriotas;

É com elevada honra que me dirijo à Nação e ao mundo para anunciar que a República de Moçambique assume hoje, dia 3 de Janeiro de 2023, o assento do seu mandato de Membro Não Permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o biénio 2023-2024.

É um acontecimento sem precedentes na história do nosso país, que resulta da eleição unânime, no dia 9 de Junho de 2022, por todos os Estados Membros da Organização das Nações Unidas que participaram da votação, o que testemunha a confiança e o prestígio da República de Moçambique no concerto das Nações.

A nossa participação no Conselho de Segurança assenta na política externa de Moçambique que visa afirmar a independência e a soberania de Moçambique e projectar a sua imagem como um Estado internacionalmente prestigiado, amante da paz e da liberdade dos povos, defensor do multilateralismo em estrita observância dos princípios e objectivos consignados na Carta das Nações Unidas.

Ao assumir este prestigioso mandato, Moçambique passa a integrar a equipa dos 15 membros do Conselho de Segurança, como parte dos 10 membros não permanentes, participando em pleno na tomada de decisões sobre assuntos da paz e segurança internacionais.

No exercício da nobre missão consagrada na Carta das Nações Unidas de “preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra que traz consequências catastróficas e sofrimento à humanidade”, reafirmamos a nossa linha de orientação centrada na defesa e salvaguarda dos interesses de Moçambique, da África, dos países em desenvolvimento e do mundo na defesa da paz e segurança internacionais, visando a promoção da concórdia e do desenvolvimento sustentável dos povos.

Compatriotas!

Iniciamos o nosso mandato num contexto de fortes desafios internacionais, caracterizado pelo retorno a competição estratégica a escala global e o recrudescimento de ameaças à paz e segurança internacional, com destaque para conflitos entre Estados, o terrorismo, mudanças inconstitucionais de governo e o efeito desastroso das mudanças climáticas com repercussões na paz e segurança mundial.

Nesta senda, à luz do nosso lema “paz e segurança internacionais e desenvolvimento sustentável” iniciamos o mandato determinados a usar a humilde experiência de Moçambique na construção da paz, por via do diálogo para contribuirmos, de forma relevante, na edificação de um mundo mais pacífico, harmonioso e próspero.

A agenda do Conselho de Segurança é intensa e complexa. Os temas e tópicos que nos propusemos advogar são prementes, nomeadamente:

(i) A promoção da paz internacional, com destaque para a paz no nosso continente;

(ii) O nexo entre o clima, paz e segurança;

(iii) O papel da mulher e dos jovens na manutenção da paz;

(iv) O combate ao terrorismo e outros males que ameaçam a Paz e Segurança internacionais; e

(v) A procura de um maior espaço para os países em desenvolvimento nas decisões internacionais, através da reforma das instituições multilaterais.

Este todo exercício, requer consenso, coragem e posições de firme compromisso.

Empenhar-nos-emos, incondicional e afincadamente para influenciar os demais Membros do órgão a apostar no multilateralismo para viabilizar os processos a serem apreciados pelo Conselho de Segurança.

Com o efeito, em Março deste ano, Moçambique assumirá a presidência rotativa do Conselho de Segurança o que requer um empenho total de todos nós e um apoio genuíno dos nossos irmãos de Africa e dos países membros das Nações Unidas.

A nós, é exigido um alto sentido de responsabilidade, proactividade e patriotismo para que os objectivos do mandato sejam alcançados na íntegra.

Para lograrmos óptimos resultados, trabalharemos com equipas constituídas por homens e mulheres com valências dos diversos actores estatais e não estatais, academia e sociedade civil, capazes de assegurar uma eficiente articulação interna ou externa.

As nossas equipas, encontram-se espalhadas por diversos cantos do mundo, com destaque para Maputo, as Representações em Nova Iorque, Addis Abeba e Genebra.

Por isso, exortamos aos moçambicanos no país e na diáspora para que, através dos canais estabelecidos, se sintam livres a dar suas contribuições para o sucesso desta proeza nacional!

Viva Moçambique!

Muito obrigado!

O Presidente da Republica

Filipe Jacinto Nyusi

Share on:
Anterior
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique
Nacional

Presidente da República reafirma compromisso de defesa da paz e segurança internacionais

Próxima
ASSEMBLEIA GERAL da ONU
Internacional

Moçambique eleito membro do Conselho de Segurança da ONU

Comentários

  1. Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your site,
    how can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable
    deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

  2. Reply

    Post writing is also a excitement, if you know afterward you
    can write or else it is complicated to write.

  3. I really like it when folks get together and share ideas.
    Great blog, keep it up!

  4. I’m really loving the theme/design of your weblog.
    Do you eger run into any webb browqser compatibility issues?
    A couple oof my blokg visitors have complained abokut mmy site not operatong corretly in Explorer
    butt loloks gredat in Chrome. Do you have anny suggewtions to help fix this
    problem?

Leave a Reply

Your email address will not be published.