• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
CSONU_1[1]

Comissão multissectorial garante protecção de civis em Moçambique

A protecção de civis constitui uma grande preocupação do Governo moçambicano na luta contra o terrorismo na região norte do país, fenómeno que desde o início em 2017 já provocou a morte de mais de duas mil pessoas, vários feridos e milhares de deslocados.

A garantida foi deixada esta terça-feira (23 de Maio) pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, intervindo no debate presidencial intitulado “Garantir a Segurança e a Dignidade de Civis em Zonas de Conflitos Armados: Segurança Alimentar e Protecção de Bens e Serviços Essenciais”, organizado pela Suíça no quadro da presidência rotativa mensal do órgão.  

Nyusi explicou que essa protecção é garantida através de uma comissão multissectorial que integra elementos do Governo, das agências do sistema das Nações Unidas, nomeadamente a Organização Mundial das Migrações, o Programa Mundial de Alimentação, Alto-Comissário para os Direitos Humanos, bem como pela Cruz Vermelha e organizações não governamentais nacionais e estrangeiras.

É que, segundo o estadista moçambicano, além de forçar a deslocação massiva de pessoas, os terroristas instalam-se em áreas de maior produção agrícola e pesqueira, privando as populações do acesso aos recursos indispensáveis colocando em risco a segurança alimentar das populações.

“Por essa razão, a maior preocupação do nosso Governo e das nossas Forças de Defesa e Segurança tem sido a protecção da vida e dignidade dos civis, incluindo no enquadramento social de terroristas capturados ou que desertam das suas fileiras”, referiu.

As Forças de Defesa e Segurança moçambicanas, com apoio do Ruanda e da SADC, têm priorizado ainda o convívio com as populações civis, participando em actividades produtivas e de reconstrução, doações, actividades culturais, desportivas, entre outras e através de observância das regras do Direito Internacional Humanitário.

“Neste processo, além do combate armado aos actos terroristas, adoptámos em simultâneo uma abordagem multidimensional, tomando em conta várias dimensões fundamentais na protecção resiliente de civis em situação de conflitos”, acrescentou.

Share on:
Anterior
Secretário-geral da ONU, António Guterres
Nacional

Embaixador de Moçambique na ONU apela à Rússia e Ucrânia para retomarem negociações

Próxima
secretário-geral da ONU, António Guterres
Nacional

Experiência e apelos de Moçambique no CSNU acolhidos

Leave a Reply

Your email address will not be published.