• Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta
Secretário-geral da ONU, António Guterres

Embaixador de Moçambique na ONU apela à Rússia e Ucrânia para retomarem negociações

O Embaixador de Moçambique nas Nações Unidas apela à Rússia e à Ucrânia para retomarem imediatamente as negociações directas com vista a pôr fim ao conflito entre os dois países.
Pedro Comissário diz que os beligerantes devem dar uma chance às iniciativas de paz apresentadas por vários estados e pelo Conselho de Segurança da ONU.
Comissário falava recentemente na sessão do Conselho de Segurança da ONU convocada para analisar a situação humanitária na Ucrânia.
“Reiteramos o nosso apelo urgente às partes beligerantes para que retornem imediatamente as negociações directas conduzidas de boa-fé. Acreditamos que as iniciativas de paz apresentadas por vários Estados, incluindo membros deste Conselho, devem ter uma chance”, disse.
Após a invasão da Rússia à Ucrânia, quantidades significativas de cereais foram armazenadas devido à falta de segurança no transporte marítimo de e para Ucrânia.
A situação causou o aumento da inflação e subida do custo de vida em muitos países do mundo, visto que a Ucrânia é um dos maiores produtores de grãos, a nível global.
Para contornar a crise, as Nações Unidas, em parceria com os governos turco, ucraniano e russo, oficializaram o acordo de cereais do Mar Negro, que consiste na criação de um corredor humanitário marítimo para o escoamento dos três portos da Ucrânia.
Este acordo devia ter expirado, mas foi renovado.
Por outro lado, Pedro Comissário reconheceu que a lei que rege a protecção dos civis em conflito ainda carece de um aprimoramento. (RM)

Share on:
Anterior
WEBSITE CSNU[2]
Nacional

Combate às mudanças climáticas: Ana Comoane defende intervenção conjunta

Próxima
CSONU_1[1]
Nacional

Comissão multissectorial garante protecção de civis em Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published.